Chamados ao Encontro! Este foi o mote do Fátima Jovem 2024 (FJ24), Peregrinação Nacional de Jovens, promovido pelo Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, um órgão da Conferência Episcopal Portuguesa e que congregou no Santuário de Fátima, nos dias 4 e 5 de maio, mais de 500 participantes, entre membros da Equipa de Projeto FJ24, animadores, jovens provenientes das realidades juvenis portuguesas, dinamizadores de oficinas, utentes de instituições de Fátima e outros colaboradores.
O programa ofereceu aos participantes 3 oportunidades de viver a dimensão espiritual de Fátima, reforçar a sua condição missionária e celebrar a festa que se vive quando se assume que Cristo Vivo nos conduz a uma condição maior do que nós próprios, onde a entrega ao outro ganha particular relevância na vivência em comunidade.
O Corpo Nacional de Escutas esteve amplamente envolvido na preparação deste encontro, enquanto conselheiro do Conselho Nacional de Pastoral Juvenil, integrando a Equipa de Projeto FJ24, através da junta regional de Leiria-Fátima, e também através da presença da Equipa CNE Laudato Si na tarde de dinamização das oficinas de missão.
A Junta Regional de Leiria-Fátima foi responsável pela dinâmica da manhã de sábado, “Chamados por Maria”, após o acolhimento e credenciação dos mais de 50 grupos participantes, e que se traduziu na preparação e lançamento de um percurso aventura com guião digital, através de aplicação móvel, conduzindo os jovens num percurso de descoberta e conhecimento entre o Santuário e os Valinhos.
Já na componente “ChAmados à Missão”, que decorreu durante a tarde de sábado no Centro Pastoral Paulo VI, a Equipa Nacional Laudato Si assegurou a dinamização de uma oficina chamada ECOAÇÃO – DESPERTAR OS CUIDADORES DO PLANETA. A Equipa Laudato Si integrou assim um coletivo de 8 entidades/instituições de missão, que ofereceram e asseguraram experiências de missão/serviço e que promoveram o contacto dos jovens participantes com o impacto das suas ações positivas, levando-os a assumir o seu papel ativo em prol das suas comunidades e do seu planeta.
A Encíclica Laudato Si, e mais recentemente a Exortação Apostólica Laudate Deum, são um desfio constante para a nossa Igreja e também para a nossa sociedade global, que o Papa Francisco fez questão de apresentar ao mundo em forma de gritos de alerta, chamadas de atenção que pretendem promover a alteração de hábitos no reforço e defesa dos nossos recursos, da nossa Casa Comum.
A oficina desenvolvida pela Equipa nacional Laudato Si, assentou assim nos capítulos da encíclica e nos objetivos apresentados, para, promovendo nos jovens a discussão, o pensamento crítico e a apresentação de propostas, conseguisse levar-lhes o mais importante reconhecimento sobre esta matéria: a de que a nossa ação conta muito, é determinante.
Os jovens, animados em grupos de trabalho, tomaram consciência da situação global atual no Planeta Terra e foram convidados a encontras soluções locais ao alcance das suas ações do quotidiano. A simplicidade com que se verifica que a cultura de proteção existe na nossa identidade natural, mas que tão facilmente é esquecida em favor do consumismo, do imediatismo, do conforto e do bem individual, é assustadora, mas em simultâneo deixa-nos campo aberto para continuar a promover uma postura de cuidado, onde o papel de cada individuo, e a sua ação na comunidade, podem efetivamente mudar o rumo dos acontecimentos, procurando ainda, com alegria, energia, criatividade e espirito de missão, zelar por um mundo que a todos pertence, sendo a sua, a nossa Casa Comum, local de vida de todas as criaturas.
Utilizando imagens, suportes desdobráveis e dinâmica explicativa, a equipa levou a que os grupos conhecessem os capítulos Laudato Si e os seus conteúdos, levando a que a partir daí, através da partilha, fossem encontradas soluções ao alcance de cada um, sempre com o objetivo de contrariar a dinâmica de destruição dos recursos e do consumo desenfreado, mais ou menos generalizado nas sociedades desenvolvidas.
Levar as preocupações Laudato Si e Laudate Deum a todos os jovens, sobretudo aqueles que se encontram envolvidos nas dimensões juvenis da Igreja Católica Portuguesa, é um objetivo assumido com esta participação no Fátima Jovem, que agora começou, uma vez que até aqui a Equipa Laudato Si promovia apenas atividades para os nossos jovens Escuteiros e seus animadores. Este passo reforça a nossa missão e alarga a nossa tenda, indo assim para lá das fronteiras do movimento escutista, aplicando também a 8.º Maravilha do Método Escutista, promovendo forte impacto numa comunidade cada vez mais vasta, cada vez mais desafiante.